Estamos vivenciando o desenvolvimento da inclusão de deficientes no mercado de trabalho, o que é uma conquista de muitas décadas marcadas pelo preconceito e desenformação.
Imagem: Bengala Legal
No estado de São Paulo o número de deficientes empregados eram de 601 em 2001. Porém, este número deu um salto para 35.782 em quatro anos, 2005. Muitas empresas estão se enquadrando na lei de cotas, saiba os números e percentuais da lei:
- + de 100 a 200 funcionários..............2%
- de 201 a 500 funcionários...........3%
- de 501 a 1000 funcionários.............. 4%
- de 1001 em diante funcionários..............5%
O valor da multa é de R$ 1.101,75 por pessoa não contratada. Mesmo existindo a lei, existem algumas empresas micro e pequenas que não encontram dificuldade em contratar um deficiente. Afinal, são pessoas com diferentes tipos de deficiência que podem exercer praticamente qualquer atividade profissional. Entretanto, encontrar mão-de-obra qualificada tem sido um desafio.
Este desafio precisa ser superado pelas empresas que podem contratar e treinar pessoas com deficiência, além de preparar os seus locais de trabalho e principalmente os seus funcionários para a atuação em equipe.
As áreas de TI, podem ser muito promissoras nesta questão. Por apresentarem pequenos espaços que podem ser adaptados e ter o computador como ferramenta principal. Porém, além da empresa, cabe também ao profissional que procure se qualificar e não se limite intelectualmente, concorrendo de igual para igual no quesito conhecimento e experiência não se excluindo do mercado, procurando informar, os desenformados.
Fonte: Deficiente Online
Nenhum comentário:
Postar um comentário