É normal que algumas pessoas não possuam o perfil adequado para trabalhar em uma pequena empresa. Se você perceber isso antes ou logo depois de ser contratado, procure outra oportunidade, assim estará evitando conflitos futuros com a empresa que o contratou deixando esta oportunidade para um profissional que tenha o perfil necessário. Ninguém melhor que você para detectar estes sinais:
- Você não se mostrar motivado com a oportunidade de assumir mais responsabilidades: É muito comum se promover um funcionário em pequenas empresas dando a ele mais responsabilidade, em vez de mais salário. Se o pagamento é o seu único motivador, provavelmente você se dará melhor em uma grande corporação.
- Não conseguir dar conta de uma carga de trabalho grande e atividades diversas: Saber trabalhar sob pressão e desenvolver atividades diversificadas é condição indispensável de quem trabalha em uma pequena empresa. Se não é o seu caso, procure outra empresa.
- Tenho personalidade difícil! Características pessoais afetam mais a rotina de trabalho em uma pequena empresa do que em grandes corporações. Por isso, é importante se auto-conhecer com sabedoria levando em consideração como a sua personalidade irá se relacionar com o resto da equipe.
- Ter dificuldade em lidar com o inesperado: Se diante de uma dificuldade você “tira o corpo fora” ou se recusa a participar da busca de uma solução para o problema, você provavelmente não está apto para trabalhar em um pequeno negócio.
- Não tenho disponibilidade extra: Mesmo não concordando com as infinitas horas extras que muitas vezes são presentes durante os cinco dias da semana, imprevistos acontecem e se faz necessário prolongar o expediente vez ou outra! Funcionários de pequenas empresas precisam saber que é preciso haver uma certa disponibilidade para resolver situações de emergência ou inesperadas. Se você é uma pessoa do tipo que encara religiosamente o horário de entrada e saída, isso pode ser um problema na rotina de uma pequena empresa.
É necessário ter conhecimento de si mesmo. Você pode estar remando contra a maré, o que pode causar sofrimento e frustração na hora de encarar um novo desafio profissional. Quem sabe você não se descobre um ótimo profissional freelancer ou empreendedor?
Fonte: Blog dos Empreendedores
Nenhum comentário:
Postar um comentário