
Quais são os elementos chaves para que haja equilíbrio na busca de uma profissão ou de dar segmento a mesma através de planejamento de carreira para os jovens dessa nova geração? Sabemos, e eles também, que estão cheios de buscas, mais na grande maioria das vezes essas buscas não são na área profissional. Os jovens buscam de tudo. Buscam ser aceitos por outros jovens a quem admiram por vários motivos, buscam pegação, diversão e tantas outras coisas, contudo muitas vezes infelizmente, no meio dessa busca se perdem. E porque isso acontece? Como diz o ditado “quem não sabe para onde vai, qualquer lugar serve”. Até que ponto nossos jovens não sabem para onde vão? Ou eles sabem muito bem para onde querem ir mais talvez lhes faltem saber onde isso vai os levar verdadeiramente? E a culpa e deles? É claro que não!
Para tudo na vida, mais do que nunca nos dias de hoje, se faz necessário um planejamento. Não quero com isso, porque também não concordo, dizer que tenhamos que viver planejando estrategicamente tudo, afinal de contas um pouco de aventura não faz mal a ninguém e essa característica está muito presente, especialmente nos jovens, porém, profissionalmente ao menos o mínimo, se faz extremamente necessário.
Existem por aí muitos programas para a inserção de jovens no mercado de trabalho e graças a Deus muitas organizações estão se mobilizando para lhes proporcionar isso, mais não é o bastante, é preciso que isso ocorra nas escolas. A educação escolar, principalmente a publica, se preocupa tanto em ensiná-los com as matérias escolares que se esquecem que por de traz daquele jovem cheio de energia e espaço para a aprendizagem existe um ser que mais cedo ou mais tarde descobrirá o quanto é importante sentir-se útil e realizado profissionalmente e que o que lhes ensinam nos planos de aulas não é o bastante. Ele precisa ser orientado de forma mais direta e objetiva, de modo que isso desperte nele a idéia da necessidade natural que todo ser humano possui, mas na maioria das vezes não sabe ainda o quanto isso é importante para o seu sucesso. Não podemos esperar que a carreira os alcance uma vez que já dispararam em carreira pela vida sem saber ao certo onde isso os irá levar.
Continuarei postando sobre esse tema, talvez juntos nos Educadores Organizacionais consigamos achar meios de despertarmos mais interesse dos educadores e dos próprios jovens para esse assunto tão importante para nossa sociedade.
Até breve!
Nenhum comentário:
Postar um comentário