É segunda - feira, o primeiro dia de trabalho de um novo colega na empresa, você é o responsável por fazer o Treinamento de Integração, você nunca teve este treinamento e agora?
O primeiro dia de trabalho, todos nós já passamos por esta situação que pode ser traumática levando o candidato a desistir da oportunidade ou pelo contrário, fazer com que o novo colega sinta-se mais motivado e sendo acolhido a equipe pela qual terá prazer em fazer parte. No primeiro dia de trabalho o indivíduo precisa se abtuar a uma rotina e cultura totalmente desconhecidas por ele, são muitas informações que devem ser absorvidas e em meio a tudo isso precisa ser aceito pelos colegas que o esperam.
É importante que a filosofia, cultura, normas, direitos e deveres da empresa sejam devidamente apresentados em forma de treinamento para o colaborador pois, este conhecimento prévio será fundamental para o desenvolvimento deste. O que deve ser explicado no Treinamento de Integração de novos colaboradores:
Filosofia - Histórico, serviços e produtos, desenvolvimento, mercado de atuação.
Cultura - Missão, Valores e Visão.
Normas - Segurança, políticas de privacidade.
Direitos - Benefícios.
Deveres - Horários ou acordos internos.
Ao término da apresentação deve ser destinado um espaço para que o gestor ou diretor dê sua mensagem de boas vindas, incentivando e motivando o novo membro da equipe.
A integração com os colegas poderá ser feita através de uma breve apresentação pelos setores onde cada um explicará sobre suas atividades. Estimule o convívio entre os mesmos, uma boa oportunidade é o horário de almoço. Para uma integração com os demais setores é importante que o novo colega receba uma lista de ramais, assim se for preciso ele saberá para quem deve pedir auxílio ao realizar suas atividades. Uma relação estreita entre líder e RH (se houver) com este colaborador o ajudará a sentir-se integrado e seguro para o esclarecimento de dúvidas da rotina profissional.
O período de integração não termina depois que encaminhado o novo colega ao seu setor, o segundo processo que se inicia é o de feedback, importante durante toda atuação deste profissional na empresa mas, principalmente no período de experiência que ocorrerá, pois só assim ele será informado como está o desenvolvimento de suas atividades profissionais, em que precisa melhorar e podendo ser parabenizado pelo desempenho de suas funções se for o caso. Este processo precisa ser feito pelo líder do setor para qual o colega foi contratado para que não haja um conflito hierárquico entre lideranças.
O Treinamento de Integração se bem utilizado, feito com o objetivo de informar e integrar este novo colega, é um importante instrumento em todo tipo de negócio que possuir uma equipe. É importante que seja realizado no primeiro dia de trabalho, assim o colaborador estará: familiarizado o mais rápido possível, conhecendo as normas e rotinas da empresa respeitando e seguindo-as. Os benefícios são mútuos e ambos os lados saem ganhando!
Nenhum comentário:
Postar um comentário