Tão importante para o profissional desde o estagiário em fase acadêmica, a reciclagem intelectual se faz necessária para a atualização de conhecimentos e troca de experiências. Principalmente porque vivemos em constante formação e aprendizagem num momento organizacional de permanente evolução que precisa ser acompanhado com antecipação pelos profissionais e aprendizes.
Mesmo sabendo que é imprescíndivel acompanhar o mercado e suas inovações, nem sempre é possível tendo em vista que alguns cursos, seminários, workshops e eventos se tornam muito além das possibilidades financeiras. A falta de tempo causada pela tripla jornada de trabalho, alto custo de capacitação e conteúdos ineficientes dos eventos são as principais causas da baixa reciclagem intelectual de profissionais brasileiros.
Quando você participa de um evento de capacitação além do conhecimento adquirido, você ainda tem a oportunidade de exercitar seu networking, por isso, mesmo que você não absorva nenhum conhecimento considerável tente comunicar-se com o maior número de pessoas possíveis. Isso fará a despesa valer à pena no final do encontro!
Saber comunicar-se neste tipo de ocasião é fundamental. Um simples sorriso no rosto fará muita diferença e facilitará a aproximação dos demais. Leve em conta que você não é o único que está ali para promover o networking.
Tenha em mente que capacitação é investimento, sempre! Programe-se financeiramente para estes eventos, eleja os que julgar mais apropriados, que apresentem novos conteúdos, ainda desconhecidos por você e não esqueça seu cartão, importantíssimo para sua apresentação na busca de novos contatos profissionais!