Nos últimos tempos esta discussão tomou destaque e vem sendo discutida entre empresas e usuários. Afinal, quais os riscos e benefícios que o uso das redes sociais no trabalho podem causar na produtividade e qual a melhor forma de lidar: Proibir, liberar ou controlar o uso? Esta discussão não é tão fácil quanto se pensa.
O país que mais proíbe o acesso as redes sociais como twitter, facebook e orkut é o Brasil, segundo pesquisa feita recentemente pela Consultoria de RH Manpower. Outro estudo feito pela Universidade de Melbourne apontou que o uso moderado da internet para lazer aumenta a produtividade em até 9%. Segundo Brent Coker, autor do estudo, pausas curtas e moderadas, como uma rápida navegação na Internet, permitem que a mente descanse, levando a uma concentração total maior para o dia de trabalho e, como resultado, aumenta a produtividade.
Por ter tido a experiência de trabalhar nos três tipos de empresas onde o uso das redes é proibido, controlado e liberado ( Adivinha quem fazia as vezes de carrasca na fiscalização do uso da internet? Eu... ) acredito que nas empresas onde o acesso da internet é liberado o pessoal é bem mais antenado, criativo e a equipe se torna mais animada. Muitas ideias nascem a partir da navegação em diversos sites, blogs e redes de relacionamento, algumas das quais sem nada a ver com o negócio da organização. Além disso, não podemos esquecer do fator relacionamento.
Quando não existe proibições, não é atrativo. Quando há liberação, a euforia pode acontecer num primeiro momento, depois a empresa e as pessoas se acostumam tornando-se uma atividade corriqueira. O estudo também aponta que navegar ao fim de uma tarefa ajuda a reorganizar a mente, deixando a pessoa mais concentrada para a próxima tarefa. Portanto, use a ferramenta com responsabilidade. Aproveite para se manter sempre informado sem perder o foco no trabalho.
Em contrapartida o uso indiscriminado pode trazer sim sérios problemas, não só de produtividade como também de segurança, por exemplo: Ao abrir o ambiente de TI da empresa a acesso de sites nem sempre confiáveis, abrir emails desconhecidos e fazer downloads. Existem também casos de acidentes de trabalho oriundos da distração de colaboradores acessando redes sociais, o que motiva estas proibições.
Controvérsias a parte é preciso ter bom senso e estabelecer combinações sobre o tempo limite de uso, se for o caso. É importante sabermos que a internet deixou de ser uma grande rede que conecta computadores, para tornar-se uma rede que conecta pessoas. No Brasil estas redes sociais não são avaliadas pela maioria dos gestores como uma oportunidade a ser explorada. Se você tiver a oportunidade, fale sobre isso com seu líder, quem sabe você não estará levando a sua empresa a outro patamar!
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